

Acupuntura
&
Reiki
Tratamentos Integrados
Medicina Tradicional Chinesa
Sandra Traverssa
Especialista Medicina Tradicional Chinesa
Post Graduación Acupuntura Estetica
Psicoterapeuta Holistica Comportamental
Mestre Reiki

Ansiedade-Depressão-Medos-Tristeza
Doenças Psicosomáticas
Psicoterapia Comportamental Holistica
DESCONTOS ESPECIAIS
POR PACOTE
Acupuntura
Pediátrica e Adolescente
Você já pensou em tratar algum problema do seu filho com acupuntura? Uma nova revisão de 37 estudos feita pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica Pediatrics, mostra que a acupuntura pediátrica é, sim, muito segura.
De acordo com o acupunturista Stefan Friedrichsdorf, diretor do Centro de Dor e Cuidados Paliativos do Hospital da Criança, em Minnesota, e um dos coordenadores da pesquisa, a incidência de efeitos adversos é baixa, cerca de 11%. E os principais problemas descritos são naúseas, hematomas e dormência no local da aplicação da agulha.
O método milenar de origem chinesa é baseado em um mapa de pontos do corpo humano, estimulados pelas agulhas a produzir e liberar substâncias que atuam no sistema nervoso central.
Aqui no Brasil, a acupuntura com agulhas é mais comum a partir de 7 anos. Os bebês e crianças menores são muito inquietos, o que pode atrapalhar na hora de colocá-las nos pontos corretos. “Para essas, podemos usar materiais específicos, como roletes, carretilhas, laser (indolor) e até o estímulo dos pontos com a ponta dos dedos para fazer a pressão necessária e conseguir o efeito desejado sem assustar a criança com a agulha”.
A acupuntura tradicional chinesa tem como objetivo recuperar o equilíbrio energético restaurando por completo a saúde. O equilíbrio energético proporciona melhora do sono, diminuição da ansiedade, melhora do funcionamento orgânico em geral, aumento da circulação e absorção de nutrientes, ativação da produção de colágeno e elastina, melhor oxigenação celular e eliminação das toxinas. Tem grande eficácia no tratamento de diversas patologias e lesões, não apresenta efeitos secundários nocivos e tem ação preventiva. O campo de atuação da acupuntura é imenso, podendo ser usada em todo e qualquer problema de saúde, desde os mais simples até os mais complexos.
A acupuntura pediátrica tem como diferencial a forma de atendimento da criança e o tipo de estímulo utilizado. Sementes, esferas metálicas ou o laser são utilizados como estímulo ao invés de agulhas, o que torna o tratamento totalmente indolor, podendo ser complementada com outros recursos, como a auriculoterapia e acupuntura auricular. A aplicação da acupuntura é feita em meio a diversas atividades lúdicas o que torna o tratamento prazeroso para a criança. As crianças maiores de 7 anos, como já dito anteriormentte, apresentam melhor resultado com o uso de agulhas, sendo que bebês e crianças até 7 anos respondem muito bem aos estímulos com sementes, esferas metálicas ou o laser.
A freqüência das aplicações varia de acordo com o quadro clínico da criança, sendo em média 1 vez por semana e assim que possível a criança deve receber alta para 15 em 15 dias, até passar para 1 vez ao mês, ficando a critério dos pais seguir ou não com o tratamento preventivo. Na criança saudável é realizado apenas o tratamento preventivo onde são realizadas 3 sessões com intervalo de 1 semana, 1 sessão com intervalo de 15 dias e as sessões seguintes são realizadas 1 vez por mês.
O sistema imunológico da criança não esta adequadamente preparado, o que faz com que ela sofra mais o impacto das viroses, principalmente as crianças que freqüentam a educação infantil ou as que freqüentam creches e berçários, apresentando uma freqüência maior de aparecimento.
A acupuntura pediátrica preventiva tem como objetivo diminuir a incidência das doenças e afecções freqüentes na criança, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o equilíbrio energético. Ela ajuda a diminuir a freqüência de aparecimento de várias doenças e afecções como as viroses respiratórias, como a gripe e o resfriado, viroses intestinais, ajuda a espaçar as crises de asma, bem como diminuir seus sintomas.
Nas crianças que já apresentam algum tipo de virose ou doença respiratória, o tratamento através da acupuntura busca melhorar todo quadro sintomático, espaçar as crises e como na acupuntura pediátrica preventiva busca promover o equilíbrio energético e o fortalecimento do sistema imunológico.
Além da acupuntura pediátrica prevenir diversas doenças e afecções na criança, ela também é utilizada no tratamento de diversas enfermidades físicas e psíquicas e nos tratamentos de dores em geral. Apresenta ótimos resultados no tratamento das doenças respiratórias como bronquite, asma, rinite, sinusite, no tratamento de cólica, enurese noturna (xixi na cama),hiperatividade, falta de apetite,déficit de aprendizado e distúrbios do sono.
As sessões de acupuntura precisam ser diferenciadas para cada faixa etária e acontecem de forma lúdica. A mãe pode fazer o tratamento pela acupuntura junto com a criança, uma vez que a saúde da mãe é de fundamental importância para o bem estar e a saúde da criança. Dessa forma, é possível favorecer a saúde e o equilíbrio energético da mãe e da criança, contribuindo para um crescimento saudável e feliz.
